Sonambulismo

sonbababa

29 jun Sonambulismo

Também chamada de Parassonia, essa doença é caracterizada pela alteração de comportamento durante o sono. Provavelmente você já ouviu falar de alguém que acordou, no meio da noite, assustado e sem saber onde estava, ou alguém que se sentou na cama e até saiu de casa sem se dar conta do que estava fazendo.

Isso é conhecido como sonambulismo, e é muito comum no período da infância e costuma desaparecer conforme o passar dos anos. A causa ainda é um mistério para os especialistas. Por enquanto, só há tratamentos disponíveis para o problema, como uso de medicação nos casos mais graves, que põem em risco a segurança do paciente.

Acordar um sonâmbulo é um mito, porém os estímulos externos só prolongam a crise. Então o melhor a fazer é encaminhá-lo de volta pra cama sem acordá-lo. No dia seguinte ele não se lembrará do que ocorreu, mas durante a crise, o sonâmbulo é capaz de seguir uma orientação e ser guiado.

Estas crises são mais comuns quando o dia foi agitado ou estressante, em casos de febre, falta de sono adequado na noite anterior, ou ainda quando está sendo feito uso de algum medicamento para hipertensão.

O sonâmbulo não tem insônia, o que pode acontecer com essas pessoas é o surgimento de um estado de cansaço durante o dia, devido a noite agitada que tiveram.

Nos tratamentos o uso de medicação só é indicado quando as crises são frequentes ou quando ocorrem lesões em consequência do sonambulismo. O ideal é ter um horário regular para dormir, evitar cafeína, bebidas alcoólicas e alimentação pesada antes de se deitar e praticar exercícios físicos regularmente são medidas que ajudam a evitar crises.

 

No Comments

Post A Comment